Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Juíza do DF inova e realiza conciliação por WhatsApp

Experiência foi realizada na 1ª vara do Trabalho do Gama/DF.

Publicado por Matheus Galvão
há 8 anos

A juíza Tamara Gil Kemp emplacou uma inciativa inovadora na 1ª vara do Trabalho do Gama/DF com o objetivo de agilizar o trâmite processual: tentativa de conciliação via WhatsApp.

O projeto piloto de firmar acordo por meio do aplicativo foi possível mediante a iniciativa conjunta das partes e juízo, no dia 17 de novembro. Participaram do grupo, além da magistrada, a advogada Iara Janaina do Vale Barbosa, representando a reclamante, e o advogado Wagner, pelos reclamados.

O acordo, fechado antes pelo WhatsApp, foi firmado no dia seguinte, em audiência presencial, cuja duração foi de exatos 10 minutos. Na ata, é possível constatar nitidamente o quanto foi facilitado o procedimento judicial. Com efeito, a audiência foi aberta às 8h37 e finalizada às 8h47.

A causídica elogiou a experiência e afirmou que, se for, de fato, implantada, certamente irá contribuir com a celeridade processual, "pois as pautas de audiências poderão ser adiantadas e a solução do litígio, idem".

"Achei interessante, inclusive, a iniciativa ter sido na Vara do Trabalho do Gama - DF, onde as audiências são todas Unas, e qualquer movimento que colabore para a celeridade do processo é importante, pois, muitas vezes o desgaste que a mora do processo causa às partes (principalmente ao reclamante trabalhador) fica tão maior que o direito, que a sensação de que a justiça não foi feita é que prevalece."

Veja como foi a conciliação a partir das mensagens trocadas.

Confira a ata de audiência por meio da qual foi firmado o acordo, em exatos 10 minutos.

Fonte: Migalhas

  • Sobre o autorDesigner de Conteúdo no Jusbrasil
  • Publicações86
  • Seguidores3158
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações649
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-do-df-inova-e-realiza-conciliacao-por-whatsapp/266424149

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fico feliz de saber que já existem aberturas para o uso de plataformas online na mediação e conciliação! Mas como estou justamente lançando um sistema focado na resolução de disputas, entendo que o WhatsApp serviu apenas como substituto de um diálogo presencial - não contribuindo estruturalmente para o acordo - ou seja, foi apenas meio de comunicação. Porém, com a flexibilidade que temos hoje com a internet, o que veremos nos próximos anos são softwares especializados em conduzir e apoiar a negociação, de forma qualitativa inclusive, respeitando a autonomia das partes. Aguardem! continuar lendo

Thiago parabéns pela iniciativa que, pelo que se pode vislumbrar, poderá incorporar-se ao próprio processo judicial. continuar lendo

Toda e qualquer iniciativa que venha proporcionar maior agilidade e eficiência do Poder Judiciário deve ser louvável.
A iniciativa da magistrada deveria servir como exemplo para todo o país. continuar lendo

Tempos modernos, alternativas modernas. Tudo pela efetivação da justiça com a menor morosidade possível.
Pena que todos os processos judiciais ainda não são eletrônicos. continuar lendo

Achei muito interessante.

Aqui em Recife ainda não tive ciência de nada parecido, infelizmente!

Excelente ideia da magistrada. continuar lendo