jusbrasil.com.br
30 de Março de 2020

Como escrever na internet para ser encontrado?

Escrever na internet é diferente de escrever em outros meios. Para prender a atenção do leitor, precisa entender algumas coisas.

Matheus Galvão, Advogado
Publicado por Matheus Galvão
há 5 anos

Na internet, textos publicados sem um formato adequado às necessidades virtuais são como navios lançados ao mar sem leme e motor: permanecem à deriva.

Este artigo apresenta 7 dicas para você escrever um texto jurídico que atrai leitores que realmente se interessam pelo seu conteúdo e que podem encontrar em você uma referência em determinado segmento.

7 dicas para impulsionar suas publicaes no JusBrasil

1. Encontre o assunto ideal

A internet está lotada de pessoas que usam mecanismos de busca (como o Google) para encontrar soluções para os seus problemas. Quanto mais relevante um conteúdo é, melhor posicionado ele ficará entre os resultados.

Na hora de começar a escrever, pense se o assunto que você quer tratar pode interessar a alguém e em como as pessoas que estão interessadas nele pesquisariam: o que elas gostariam de saber sobre o assunto?

2. Seja objetivo, mas tenha conteúdo

O leitor de internet é diferente do leitor de uma publicação impressa. Ele está em busca de informação objetiva que supra as suas necessidades.

Devemos começar o texto explicando o que vamos abordar e o nosso alvo. O importante é lembrarmos de cumprir nossas promessas para que o leitor não fique decepcionado caso não supramos as expectativas.

E lembre-se: texto objetivo não necessariamente é um texto curto, muito menos um texto superficial. A última coisa que você quer é decepcionar e afastar seu leitor.

3. Fazer um bom título é a melhor propaganda

Este item tem muito a ver com o anterior. O título deve ser "matador". É ele quem vai chamar a atenção do leitor para a sua publicação. Pense em títulos curtos e objetivos e que tenham a palavra-chave que as pessoas buscam.

Perguntas são ótimos gatilhos para atrair o leitor da internet, especialmente os que chegam por mecanismos de busca. Listas também oferecem um aspecto de objetividade e quantificação, além de despertar curiosidade (ex. "Os 5 direitos intocáveis do trabalhador doméstico").

4. "Beleza é fundamental"

Já dizia o poeta: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental". Um texto bem escrito é meio caminho andado, mas uma formatação agradável é essencial.

Manter uma aparência atrativa e organizada às publicações usando negrito em palavras-chave, destaques e cabeçalhos é muito importante para deixar o leitor confortável durante a leitura.

Saber usar esses elementos é de suma importância, pois os destaques do texto são as primeiras coisas que chamam a atenção de quem lê e levam elas a decidir prosseguir ou não na leitura.

Imagens e vídeos são bons elementos. Neste último caso, precisamos dar preferências a imagens de boa qualidade e que guardem conexão com o tema.

5. Informação com embasamento

Encontramos de tudo na internet. Para dar credibilidade a uma publicação é importante informarmos, por meio de hiperlinks ou em referências abaixo do texto, as fontes utilizadas nas pesquisas para a elaboração da publicação, sempre de forma organizada.

6. Divida o texto em partes

Ao segmentar o texto em partes você ajuda o leitor a ter uma ideia do que está por vir. Caso ele perceba que todos os elementos e itens são relevantes, ele certamente tomará a decisão de continuar a ler o seu texto. Por isso, saiba muito bem o que você quer dizer e como vai apresentar.

7. Mostrar credenciais

Sempre que possível mostre um pouco quem você é. Seu nome, formação, habilidades, histórico profissional.

Colocar uma legenda no texto ou completar o seu perfil em uma plataforma de publicação, blog ou site é muito importante que as pessoas tenham informações sobre quem produziu o texto e para se criar uma conexão.

💚 👆 Este artigo foi útil? Recomenda a leitura, clicando lá em cima.

Tem uma ideia de publicação e que experimentar a aplicação dessas ideias?

📝>> Escreva no Jusbrasil.


*Fonte da imagem: Trade and Tech Translations

8 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelentes orientações, meu caro Matheus. Redação madura, objetiva e convincente. Parabéns, meu caro! continuar lendo

Obrigado, professor Salomão! Um forte abraço. continuar lendo

Parabéns... você me incentivou a escrever e publicar meus artigos!!! Obrigada! continuar lendo

Parabenizo pelas dicas e informações e agradeço seu convite! Momento oportuno publicarei assunto jurídico pertinente! Abraço! continuar lendo

Sou estudante de Direito do 6º período. Produzo alguns pequenos textos na área jurídica e nunca os publiquei. Gostaria de publicar e saber como fazer para que eles valham como título para um futuro mestrado. Você pode me ajudar? Infelizmente na Universidade em que estudo não há incentivo para produção científica, estudos e pesquisas. Obrigada! continuar lendo