jusbrasil.com.br
14 de Outubro de 2019

Como deixo minha publicação no Jusbrasil mais organizada?

Entenda como utilizar as ferramentas do editor de texto do Jusbrasil para deixar seu texto mais organizado e atrativo.

Matheus Galvão, Advogado
Publicado por Matheus Galvão
há 4 anos

Sua publicao no JusBrasil muito mais atrativa

Um grande número de pessoas tem utilizado a plataforma de publicação do Jusbrasil diariamente.

Antes de publicar é preciso conhecer as melhores práticas sobre como fazer um texto matador, isto é, aquele que é lido por quem bate o olho nele.

Já falamos em outra publicação como deve se escrever na web e uma das principais características é a estética e um melhor posicionamento do seu texto nos mecanismos de busca, como o Google.

Por isso trago alguns pontos de como utilizar o editor de texto do Jusbrasil da melhor maneira possível para organizar a sua publicação.

Negrito

O Negrito é utilizado para dar destaques em termos e trechos de uma publicação.

Além de chamar a atenção para eles, a importância dele chega até à otimização de uma publicação nos mecanismos de busca. Como? Quando se destaca um trecho ou termo (palavra-chave), estamos dizendo às ferramentas de busca (ex. Google) que aquela é uma parte mais importante, o que ajuda na classificação positiva de uma página ou publicação.

Vale lembrar a regra de que muito destaque é igual a nada em destaque. Essa regra funciona tanto para leitores quanto para buscadores.

Itálico

O itálico deve ser utilizado mais em casos de termos estrangeiros. Por exemplo, se eu for falar Vade Mecum, Civil Law…

Também é interessante utilizá-lo em “sub-sub-tópicos”. Por exemplo:

1. Tópico principal

1.2. Sub-tópico

1.2.1. Sub-sub-tópico

Esse é o melhor jeito de deixar o seu texto mais agradável para quem lê.

Diferenciando os formatos, você facilita a visualização das divisões de seus tópicos. Evite o famoso "BERRO DIGITADO".

Lista com marcadores

Se você quer listar alguma coisa, o melhor jeito é utilizando a lista de marcadores. Ofereça um padrão ao seu texto em vez de usar maneiras menos organizadas como traços, jogos da velha, asteriscos (-, #, *).

Algumas razões para você usar a lista com marcadores do editor:

  • Praticidade: basta selecionar os parágrafos que você quer listar e aplicar.
  • Estética: padronizar o seu artigo com um formato agradável é uma maneira fácil de torná-lo mais acessível e desejado.
  • Buscadores: mecanismos de busca adoram listas, pois indicam um texto mais "amigo do usuário", e consideram as palavras em listas mais relevantes.

Lista numerada

Uma lista já é uma sequência (óbvio!), mas se você quer deixar isso bem claro dispondo-a em uma ordem numérica use a lista numerada. Da mesma forma que a lista com marcadores, basta selecionar os parágrafos em sequência que serão enumerados e aplicar.

Para os tópicos e itens de seu artigo não use a lista, escreva normalmente e aplique o Header (H), descrito abaixo.

Citação

Para citar trechos de outros autores de maneira que dê um destaque de que aquele trecho não é de sua autoria, a melhor maneira é aplicar a citação no parágrafo isolado que seja uma transcrição de excertos de artigos legais, artigos acadêmicos, etc…

“Deixe claro, de uma maneira muito agradável, que este trecho é de outro autor.”

Header

O header é a ferramenta do editor que você deve usar para os títulos de seus tópicos.

Não use para dar destaque em trechos (para isto você tem o negrito), nem para colocar um trecho como subtítulo de seu artigo (para isto existe o campo subtítulo). O mesmo exemplo que demos mais acima:

1. Tópico principal

1.2. Sub-tópico

1.2.1. Sub-sub-tópicos

2. Segundo tópico principal

3. Etc...

Inserir link

Inserir um link com o endereço de uma página (URL) é bastante simples com o editor. Basta selecionar o trecho do texto, clicar no ícone da “correntinha” e colar o URL (endereço) da página para a qual faz o link no box que aparecerá.

Isso deixa a publicação menos “bagunçada” com links gigantescos e feios, trazendo benefícios para leitores e melhorando o posicionamento do texto em buscadores.

Em vez de fazer assim:

Saiba mais sobre como publicar no Jusbrasil lendo este artigo:http://jusbrasil.jusbrasil.com.br/artigos/127053605/como-publicar-no-jusbrasil

Melhor assim…

Saiba mais sobre como publicar no Jusbrasil lendo Como publicar no Jusbrasil?

Inserir imagem

Imagem é um recurso muito importante em uma publicação. Quando bem escolhida e na companhia de um título bem feito, chamará a atenção de quem busca informação específica e útil na internet - textos com imagem são em média 40% mais clicados.

Para inserir uma imagem, clique com o cursor do mouse no local desejado, clique no ícone inserir imagem e faça o upload da imagem que você tem salva em seu computador.

Não adianta colar um link (URL) ou a imagem. Você deve ter a imagem nos seus arquivos.

Agora que você entendeu um pouco sobre o editor, entenda como dar impulso às suas publicações.

45 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Super Hiper.....estava precisando de um texto assim bem detalhado...rsrsrsr. Sobre os links eu estava perdida! rsrsr
Obrigada por publicar continuar lendo

Excelente artigo! O sistema de publicação do jus é sem paralelo mesmo. Só fico imaginando como seria demais se fosse incorporado um sistema wiki...

Ah, vale lembrar que o sistema também aceita vídeos. Basta incluir o link do youtube (nem precisa do embed!) que ele já faz o resto serviço sozinho. Fala sério né, muito loco mano! :D continuar lendo

Muito boa a observação, Gustavo! Um bom tema para um próximo artigo hehehe :p continuar lendo

Incrível! Conseguiu passar uma informação super valiosa, de forma simples e objetiva.
Muito bom mesmo. Parabéns!

Aproveito a oportunidade, pra lembrar que essas são regras que podem ser usadas também em outros contextos, como numa peça escrita por um advogado. Se as dicas aqui são de como tornar um texto mais agradável pro leitor, por que não deixar o seu texto mais agradável para o juiz (leitor também)?

Leia-se "agradável" como mais fácil de ler, mais gostoso... E tendo uma experiência prazerosa, é mais fácil que você simpatize com uma ideia. Veja a estética... vá dizer que beleza não é um fator de julgamento? Um prato de comida, uma roupa, uma joia, uma namorada, um texto, um celular, um documento... Somos treinados para nos agradar com coisas bonitas.

Então por que não se aprofundar mais em técnicas, como essas que Galvão passou, pra tornar suas defesas mais atraentes por um outro aspecto que não o juridiquês? Se eu fosse juiz e tivesse na dúvida, eu ia pelo texto mais gostoso :P hehehe continuar lendo

Valeu, Shanks.

Com certeza a objetividade dá pra ser usada em qualquer lugar. Sempre! continuar lendo

. Obrigada Matheus, super útil! ;) continuar lendo