jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2018

Sucesso instantâneo no Jusbrasil: existe isso?

Quem não gostaria de descobrir o segredo do sucesso ao publicar no Jusbrasil. Bem, será que há segredo?

Matheus Galvão, Advogado
Publicado por Matheus Galvão
há 2 meses

Sejam bem-vindos de volta. Depois do Carnaval muita gente retornou com vontade de participar mais da Comunidade Jusbrasil e contribuir com novas publicações. Recebo sempre comentários e perguntas do tipo "como faço para minha publicação ter mais visibilidade?" ou "como eu faço para aparecer no feed de mais pessoas?"... "minhas publicações não tiveram tanta visita"...

Não existe uma fórmula mágica para que uma publicação tenha centenas ou milhares de acessos, mas existem práticas que dão mais certo que outras. O segredo de tudo está baseado em persistência, criatividade e envolvimento e, por último mas o mais importante: conhecimento das ferramentas. Eu resumiria - pelo menos por enquanto - essas quatro qualidades como essenciais para quem quer ver suas contribuições tendo mais repercussão.

Persistência

Bem, o Jusbrasil tem milhões de visitas diárias, mas não é simplesmente por isso que alguém publicará e pimba! terá milhões ou milhares de visitas de cara. Não. Os membros da comunidade mais populares começaram tendo nenhuma ou pouquíssimas visitas. A questão é que eles não pararam de contribuir. Mantiveram uma frequência de publicação, mesmo que fosse uma por semana, toda terça, por exemplo. Eles foram entendendo as ferramentas, experimentando novas linguagens e entendendo seu público.

Alessandra Strazzi é um exemplo disso. Ela começou fazendo contribuições com frequência, focando em um tema que ela dominava bastante e com uma linguagem bem acessível ao público que ela almejava. Hoje, só nos últimos 3 meses, ela teve mais de 300.000 visualizações em suas contribuições.

Criatividade

A internet está cheia de assuntos repetitivos. Você quer que a sua colaboração seja apenas mais uma na multidão ou que ela se destaque entre todo o amontoado de informação? Então seja criativo. Evite apenas republicar notícias, levante discussões sobre elas, apresente um ponto de vista inovador e convoque participação do público. Você vai se surpreender como as pessoas gostam de contribuir e emitir suas opiniões quando uma boa discussão é levantada.

Se você deseja oferecer uma informação mais técnica, procure se aprofundar nos conhecimentos e oferecer uma nova abordagem, além de usar uma linguagem mais clara e compatível com o seu público.

Usar imagens de qualidade, criar um bom título, organizar o texto e dar uma forma mais agradável de leitura... tudo isso conta muitos pontos para quem deseja sua contribuição repercutir.

Envolvimento

Não adianta simplesmente publicar. Pessoas que participam respondendo comentários, inclusive em publicações de outros membros; que seguem perfis e tópicos; e recomendam publicações e comentários têm muito mais chances de serem percebidas pelo público. Envolver-se com outros membros é um sinal de que você não está simplesmente interessado em "aparecer por vaidade", mas que é como qualquer outro membro, compartilhando momentos e informação valiosa.

As chances de alguém que está sempre presente ter mais repercussão na Comunidade Jusbrasil é muito maior do que a de quem apenas pública (às vezes vários artigos...) e só aparece no dia seguinte para publicar novamente.

Conheça as ferramentas

O Jusbrasil oferece ferramentas que ajudam em todas essas outras qualidades. O editor de texto ajuda na hora de formatar uma publicação, o espaço de comentários é essencial para o envolvimento, as estatísticas oferecem dados interessantes para que você saiba o alcance, conheça as pessoas que visitam seu perfil e possa conhecer melhor o seu público. Sem contar os tópicos, essenciais para distribuir o conteúdo para quem se interessa pelo tema abordado na publicação.

Resumindo, existe fórmula mágica para ter sucesso no Jusbrasil?

Eu diria que não. Alcançar uma audiência ampla no Jusbrasil não é algo instantâneo, é um processo aquisitivo que depende muito de dedicação e disposição de um membro para contribuir com a visão de facilitar o acesso à justiça por meio de informação. Quanto mais disposto um membro da comunidade estiver em levantar discussões valiosas e participar ativamente delas, mais propenso estará a conquistar seguidores e leitores.

Gostaria de saber mais sobre a missão da Comunidade Jusbrasil? Leia: Vamos revolucionar o acesso à justiça non Brasil?

💚 👆 Gostou? Recomende e contribua para que mais pessoas encontrem esta publicação.

📢 👇 Tem algo a acrescentar? Comente abaixo.

45 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Olá amigo,
Entendo e apreciei algumas dicas, contudo, tem algumas coisas que me incomodam aqui. Temos colegas que fazem excelentes textos, juntam diversos assuntos, agregam matérias de outras mídias, mas trazendo uma opinião, um ponto de vista não abordado, acrescentam! Afinal, sempre achei que era exatamente este o objetivo do site. Entretanto, vejo muitos mais artigos e notícias em destaque que são pura e simplesmente cópia de outras mídias, e o que é pior, mídia de grande circulação. A princípio, para mim, isto não teria muito problema, porque daria destaque a uma informação importante que podemos não ter acompanhado nos canais originais. Contudo, a cópia de matérias é tão exaustivamente empregada, que, muitas vezes, temos exatamente a mesma matéria, 2, 3, 4 vezes NO DESTAQUE (de notícias e também de artigos), isto deixa a timeline tediosa. Adoro artigos de colegas que opinam, que acrescentam! Talvez, os destaques estejam muito cheios de cópias integrais, deixando pouco espaço para textos originais (que necessitam tempo de trabalho intelectual). Muito texto bom de colegas pode estar sendo deixado para trás por destaques reiterados idênticos de cópias. Eu acho que muitos colegas já sabem disto e, não raro, um só colega publica quase o site "Mi", ou site de notícia do STJ, inteiro, em um só dia, para dar destaque ao seu nome. Gostaria que fosse dado mais destaque àquilo que é original e/ou que opina e acrescenta sobre uma matéria de outra mídia. continuar lendo

@eunicegomesaraujo Obrigado pelo comentário. O Jusbrasil é uma comunidade que depende muito do próprio comportamento dos seus membros. O Feed de notícias, essa área de destaque que você menciona, é apresenta os textos baseando-se em tópicos e perfis que você segue e outras interações. Muita gente acaba replicando as mesmas notícias, realmente, e é muito importante que elas entendam a relevância de verificar se não houve um compartilhamento antes. Boa dica. continuar lendo

O jusbrasil deveria ter um mecanismo como tem o blasting news que impede publicação de textos que já estão publicados na internet. Seria um mecanismo que além de evitar o plágio estimularia a criatividade dos publicadores. continuar lendo

De fato, Leonardo Lima, seria ótimo, daria mais reconhecimento e credibilidade ao próprio site. continuar lendo

Tem um pensamento que eu gosto e que diz assim:
Fazer o trivial, todos fazem!
Fazer a diferença, é ser criativo!
Inovar é preciso!

Obrigada pelas dicas, Matheus!
'Tamos' por aqui... continuar lendo

Esta Doutora (e amiga) aqui é um exemplo de matérias originais que acrescentam, opinam, discutem e questionam. Viva os artigos e notícias originais!!!!!!! São eles que dão real prazer para visitar a página! continuar lendo

Quando comecei a escrever aqui tempos atrás, eu tinha essa coisa de conseguir muitas visualizações, comentários, etc. Ao longo do tempo, algumas publicações tiveram 200k de acessos, outras só 50. Então, como bem disse o Pedro, o sucesso é uma coisa relativa. Amo quando público algo e ao menos uma pessoa curte, comenta, interage, agradecendo, agregando valor pra esse leitor (a), é o que importa.

Ademais, PARTICULARMENTE, acredito que o importante é cada um escrever sobre aquilo que gosta, trocando conhecimento, e não simplesmente "buscando sucesso", replicando notícias, por exemplo. Já disse uma vez, não tenho nada contra os usuários que replicam notícias, eu mesmo já trouxe algumas e teci comentários, mas acho que o que torna o Jusbrasil a melhor plataforma social-jurídica do Brasil, é a capacidade criativa das pessoas, conteúdos autorais e independentes. Isso é o que deve ser explorado!

ps: em breve pretendo voltar a escrever/ler mais por aqui, saudades. continuar lendo

Concordo @lucasdomingues que o melhor é explorar nossos potenciais e criar sempre coisas novas. Assim caminha a Humanidade rs. Abraços! continuar lendo

A luta do advogado em proteger o direito é silenciosa.
Os louros surgem aos poucos.
Te parabenizo pela coragem em publicar, de expor o seu trabalho e os seus conhecimentos com dignidade.

Semper Fi Doutor!!!!! continuar lendo

Queridos colegas do Jusbrasil, muito obrigada pela lembrança! Vocês foram e são muito importantes para mim! continuar lendo

Todos nós somos importantes nesta nossa sociedade nua e crua. Vivemos dias difíceis e temos que estar sempre adiante.
Bravo!!!!!!!@ continuar lendo